Artigos - Material Educativo

Mecanismo da Alergia

Em uma das famílias, Joe, de 8 anos, sofre de asma severa, rinite alérgica, dermatite, além de alergia a nozes, a animais domésticos e a ácaros e poeira. Do pólen ao látex, passando por poeira ou animais domésticos, quatro em cada dez pessoas são hoje consideradas alérgicas a algo. Elas podem ocorrer em resposta a determinados alimentos, pelos de animais, pólen de plantas e ácaros. Uma alergia é uma resposta imunológica de hipersensibilidade a substâncias normalmente inofensivas, como pólen ou alimentos. No entanto, em indivíduos alérgicos, o sistema imunológico as identifica como uma ameaça e produz uma resposta inadequada (ou seja, anormal).1 Centenas de substâncias comuns podem desencadear uma reação alérgica. Como muitos de nós no Ocidente, as famílias tinham poucos tipos de bactéria vivendo dentro e sobre elas quando comparadas com indivíduos de tribos tradicionais em partes do mundo em desenvolvimento. Pesquisadores descobriram, por exemplo, que uma comunidade de caçadores tinha não só uma alta diversidade de bactérias, mas apenas um em cada 1,5 mil indivíduos dessa tribo sofria de alergia. “Após descobrir o que desencadeia as reações, se for alergia respiratória, por exemplo, é importante ficar atento à previsão do tempo, se for do ambiente, mantenha o local sempre higienizado.

Muitas teorias surgiram com o passar do tempo, mas agora cientistas acham que talvez tenham descoberto a origem das alergias. Muitas pessoas têm crises alérgicas de rinite, sinusite, conjuntivite, urticária, dermatite constantemente e não desconhecem a origem dessas reações. Mesmo que esses males não tenham cura definitiva, há alternativas para conviver melhor com as alergias e melhorar a qualidade de vida. Geralmente, o uso das cromonas é preventivo, pois esses remédios demoram alguns dias para ter o efeito máximo esperado, por isso são usados continuamente. Mesmo que tenham alguns sintomas parecidos, é possível reconhecer as diferenças entre essas duas doenças. Já Fernanda Alozem comenta que “hoje a maneiras muito eficazes de combate e controle de vários sintomas de alergia. Vários estudos têm demonstrado que a imunoterapia oral traz benefícios para um número substancial de pacientes com alergia alimentar.11,12 Os resultados desse tratamento vão desde a proteção contra ingestão acidental de pequena quantidade do alimento, evitando-se talvez uma reação anafilática, até a capacidade de tolerar doses plenas do alérgeno. É provável que existam vários culpados, mas o principal fator, segundo os especialistas, pode ser a maneira como estamos criando nossos filhos.

O tratamento depende, exclusivamente, do agente causador da reação alérgica e pode ser realizado com diferentes medicamentos e vacinas. Portanto, o ideal é buscar ajuda profissional para fazer o tratamento mais adequado ao controle das alergias respiratórias. Reações graves exigem tratamento de emergência no hospital. Tais reações aparecem de segundos até duas horas após a ingestão ou contato com o leite de vaca ou derivados. Na próxima vez que a pessoa entrar em contato com o mesmo alérgeno, o alérgeno se liga aos anticorpos de IgE e faz com que o mastócito libere histamina e outras substâncias químicos. O eczema pode ser provocado por contato com substâncias alérgicas, estresse, mudanças de temperaturas ou é associado com excesso de oleosidade. Junto com um eczema severo e rinite alérgica, ele tem aversão a laticínios, nozes, soja, kiwi, abacate, banana, látex, gatos, cachorros e cavalos. A rinite alérgica, por sua vez, se manifesta através de coriza, congestão nasal, coceira em nariz, olhos, garganta e ouvidos, espirros repetidos e olhos avermelhados e irritados. ● coceira no nariz, na garganta e nos olhos. Sintomas como olhos vermelhos, coceira em volta do nariz, coriza e espirros, por sua vez, são mais comuns em quadros de alergia respiratória.

O quadro acompanha, muitas vezes, coceira intensa que pode Tratamento Alergia causar escoriações, feridas e crostas. Às vezes, esse problema pode surgir como consequência da exposição aos fatores causais. Para a maioria das pessoas, essas substâncias, também chamadas de alérgenos, não constituem um problema. Os casos de reações alérgicas identificados pelos médicos têm vindo a aumentar nas últimas décadas e os números não deverão abrandar nos próximos anos. Reações respiratórias: tosse, chiado no peito e rouquidão. Espirros, coceira, inchaço e irritação na pele estão entre as reações do corpo que indicam uma das doenças mais frequentes do mundo: a alergia. Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves de reação anafilática ou anafilaxia, como inchaço nos olhos e boca, dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, pois pode colocar a vida em risco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *